Versiculo Biblico

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cura da Gagueira Chega a 90% em Crianças


Problema comum entre as crianças, a gagueira pode apresentar até 90% de cura quando for diagnosticada e tratada ainda na infância

A Gazeta


Problema comum entre as crianças, a gagueira pode apresentar até 90% de cura quando for diagnosticada e tratada ainda na infância. A disfunção é comum, pois, durante os primeiros anos de vida, os pequenos atravessam um período de falta de de ritmo normal na fala, quando estão aprendendo a conversar. Aos pais cabe o papel de não reprimi-los para que eles tenham mais liberdade no desenvolvimento da fala.

A dificuldade para mencionar palavras e o costume em hesitar ou repetir determinadas sílabas pode representar três tipos de gagueira: A disfluência normal; a gagueira leve e a gagueira severa - quando 10% da fala é prejudicada.

Leia mais sobre saúde no Vida Saudável
Visite o Blog Verão Saudável e emagreça com saúde

Especialista no assunto, a fonoaudióloga Sarah Quintairos garante que, para que o problema seja resolvido, um dos primeiros passos é ter calma com as crianças e não se deixar levar pela vontade de corrigi-las.

"É importante deixá-las falar mesmo gaguejando. Assim, elas não se sentirão intimidadas e reprimidas e não haverá interferência no desenvolvimento da fala. O aspecto emocional prejudica muito", diz a especialista.

Outra dica é trabalhar constantemente o ritmo da fala. "Cantar e falar de forma a marcar o ritmo das sílabas com os pés ou as mãos é uma atividade que e ajuda os pequenos a ganhar fluência". Quando o caso for o mais grave, o caminho é procurar uma terapia.

Problema

A disfemia, conhecida popularmente como gagueira, é a mais comum desordem de fluência da fala e atinge dois milhões de pessoas no Brasil e mais de 60 milhões em todo o mundo.

Cerca de 75% das crianças entre dois e quatro anos de idade apresentam o problema. (Frederico Goulart)

Vila Velha vai sediar encontro nacional de gagos

No próximo dia 23 de outubro, Vila Velha vai receber o 3º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam, que será realizado na Faculdade Novo Milênio. A inscrição é gratuita e já pode ser feita no site da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) - www.abragagueira.com.br. Com o tema "Pessoas que gaguejam, inspirem-se!", o evento contará com palestras de profissionais, diversos depoimentos, discussões sobre os conceitos atuais da gagueira, questões sobre gagueira infantil, diferentes abordagens da terapia do adulto, e ainda um show musical ao fim do encontro. O encontro é destinado a pessoas que gaguejam, seus familiares e amigos, além de fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia.

Conheça as dificuldades na fala das crianças


Disfluência normal.
Em seu desenvolvimento normal, a criança pode ser disfluente. Isso ocorre quando ela repete uma ou duas vezes sílabas ou palavras, por exemplo: pa-pa-pato.

Gagueira leve.
A criança com gagueira leve repete sons mais de duas vezes, pa-pa-pa-pa pato, por exemplo. A presença de tensão pode ser evidente nos músculos faciais, especialmente ao redor da boca.

Gagueira severa.
Se seu filho gagueja em mais de 10% da sua fala, apresenta esforço e tensão para falar, evita palavras (muda a palavra) e/ou usa vários sons para começar a falar, ele precisa de terapia. Essas são as características de quem tem gagueira severa

Dicas importantes

Fale lenta e relaxadamente com seu filho, mas não perca a naturalidade

Preste mais atenção ao conteúdo da mensagem e não no quanto a criança está gaguejando

Mostre que você está prestando atenção ao que a criança fala: acene com a cabeça, sorria, faça sons de aprovação, etc

Mantenha contato de olho com a criança enquanto ela estiver falando

Não apresse a criança a falar

Nunca termine a palavra para seu filho

Não permita que outras pessoas caçoem de sua criança

Fonte: Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira)

2 comentários:

  1. Olá querida !!!

    Excelente texto, muito esclarecedor !
    Muito boas as dicas para os pais da criança com este problema ficarem atentos !
    Um enorme abraço !

    ResponderExcluir
  2. Este é um assunto que de fato é fundamental. Ainda mais pelo fato de que nem todos tem uma preocupação genuína sobre este assunto. Deus te abençoe, eficaz este artigo. Graça e Paz!

    ResponderExcluir