
Um estudo divulgado nesta segunda (9) confirma a preocupação dos pais com a sexualização precoce das roupas para meninas. Segundo a pesquisa, 30% das peças vendidas via internet para garotas nos Estados Unidos são consideradas sensuais demais para a idade. O levantamento, feito por Samantha Goodin sob orientação de Sarah Murnen, professora de psicologia no Kenyon College, está disponível online na publicação Sex Roles.
Elas analisaram a frequência de itens que enfatizavam partes do corpo ou tivessem inscrições com conteúdo sexual. De todas as 5666 peças analisadas em 15 sites de venda de roupa, 69% tinham só características infantis; 25% tinham características infantis e sensuais; 4% tinham apenas características sensuais e outros 4% não se enquadravam nem como infantis nem como sexy.
Um ponto importante, segundo a pesquisa, é que, quando uma peça reúne elementos infantis e sexualizados, fica mais fácil convercer os pais a comprá-las. Se uma minissaia com estampa de oncinha é pink, os pais tendem a olhá-la como infantil, embora haja elementos sexy. Faz bastante sentido, não é? Eu mesma, quando criança, lembro-me de ter minissaias, de usar meia-calça (que eu odiava!) e sei que minha irmã tinha um tamanquinho de salto (que ela amava!) aos 3 anos de idade. Nada era de oncinha, é verdade, mas às vezes é difícil estabelecer o limite da sensualidade para crianças. Não é mesmo?
Para as pesquisadoras, camisetas e vestidos com recortes que criam a aparência de seios ou calças que enfatizavam o bumbum, com bolsos e detalhes, são exemplos de peças com teor de sensualidade maior do que o recomendável. Embora os limites do que é sensual ou aceitável para meninas de 7, 8 anos varie de acordo com a cultura dos pais, a pesquisa é válida porque levanta a questão da sexualização precoce.
A questão é importante porque, mais do que alçar crianças à condição de adultas muito antes da hora, esse tipo de roupa estaria ligado a problemas de baixa autoestima mais tarde. Se as meninas aprendem desde cedo que têm que se enquadrar num padrão de aparência (no caso, o “sexy”), podem ter problemas para lidar com o próprio corpo na adolescência e na idade adulta. Se a menina pensa, desde cedo, que precisa ser atraente para ser aceita, se acha que tem que estar sempre impecável – bem vestida, bem maquiada… –, torna-se um alvo fácil para doenças a ansiedade, a depressão, a anorexia e a bulimia.
Segundo o estudo, o que para os pais pode ser só uma saia fofa pode passar uma mensagem que nenhum pai ou mãe gostaria de passar para sua menina. Você concorda?
Que nós pais tenhamos cuidados ao comprar roupas para nosso filhos, muito bom que as pessoas vivam as suas fases(faixa etária).
ResponderExcluirA Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, "TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.
ResponderExcluirDireção: Sérgio Rodrigues, João Begati e Carlos Ferreira.
Gerente de Tecnologia: Evandro Begati.
Gerente de Jornalismo: Alessandra Batista.
CULTURA ACONTECE: De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.
ELEIÇÃO: Vote no seu time preferido acessando o portal da Rádio Cultura.
Campeonato mineiro com 16 equipes. Diga SIM!
Vem aí uma nova Rádio Cultura!
Participe das mídias sociais da Rádio Cultura.
ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
TWITTER:
twitter.com/radioculturasd
PORTAL:
www.radioculturasd.com.br
EMAIL:
contato@radioculturasd.com.br
FAX: (32) 3251-6534
Att,
Carlos Ferreira
Juiz de Fora-MG
www.carlosferreirajf.blogspot.com
www.radiomineira.com