Versiculo Biblico

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Neste sábado é dia de trocar garrafas pets por pães


O evento comemora o Dia Mundial do Pão em vários municípios capixabas. Veja os locais que você pode procurar e fazer a troca

gazeta online


pão
foto: Divulgação
Neste sábado (16) é comemorado o Dia Mundial do Pão.


Neste sábado (16) é comemorado o Dia Mundial do Pão, e para marcar a data a população vai poder trocar garrafas pets e óleo de cozinha utilizado por pães.

A ação vai funcionar da seguinte forma: uma pet vale um pão doce, e, ainda, para cada dois litros de óleo contidos em uma garrafa descartável, o consumidor receberá quatro pães.

A iniciativa será realizada das 8h30 às 11h30, nas principais praças de municípios do interior e da Grande Vitória. Entre eles: Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Nova Venécia, Linhares, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Colatina, São Domingos do Norte, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

A expectativa é de sejam doados em torno de 150 mil pães e arrecadados cerca de 130 mil pets e 5 mil litros de óleo. Em 2009, os números superaram em 56% o volume de material trocado no ano anterior: foram 85 mil garrafas pet e 2 mil litros de óleo recolhidos e 96 mil pães distribuídos. As pets são doadas para centros de reciclagem e instituições filantrópicas. Já o óleo vegetal recebe o devido tratamento de empresas especializadas e passa a ter outra utilização, como, por exemplo, na indústria de sabão e cosméticos.

Leia outras notícias no Minuto a Minuto

O Dia Mundial do Pão é realizado pelo Sindipães e empresas associadas, em parceria com a Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Aipães) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). Conta, ainda, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), além das empresas Buaiz Alimentos, Coca-Cola, Café Número Um, Ecológica e Marca Ambiental. 

Coleta de óleo usado

A partir deste sábado (16) os consumidores poderão fazer o descarte adequado do óleo de cozinha usado. O material, cujo destino era motivo de dúvida e preocupação de muitos cidadãos conscientes, agora poderá ser levado a uma das padarias associadas ao Sindipães, que encaminharão para as empresas Marca Ambiental e Ecológica, recebendo o tratamento adequado para seu reaproveitamento.

Vale ressaltar que os clientes deverão levar o óleo até as padarias em recipientes especialmente produzidos para esse fim e que serão distribuídos para os clientes que aderirem a campanha. O consumo médio de óleo no Brasil é de quinze litros por pessoa, no ano. Quando jogado no ralo, cada litro contamina até 20 mil litros de água.
Confira os locais dos postos de troca:

Vila Velha
Praça Sebastião Cibien (pracinha principal de Cobilândia)
Terminal de ônibus Vila Velha (rua lateral ao Terminal)

Vitória

Praça Dom João Batista (Bairro São Pedro I)
Parque Municipal (Horto de Maruípe)

Cariacica
Praça Maria Goreti Torezoni (Bairro Bela Aurora)

Viana
Av. Tancredo Neves 2 (Bairro Canaã)

SerraPraça Principal (Bairro Novo Horizonte)

Nova Venécia
Praça do Granito (Centro)

Linhares
Praça do Bairro Interlagos

Santa Leopoldina
Escadaria Jair de Amorim (Centro)

Santa Maria de Jetibá
Praça Florêncio Augusto Berger (Centro)

Colatina
Praça do Sol Poente (Centro)

Aracruz
Praça Flamboyant (Coqueiral de Aracruz)

Cachoeiro de Itapemirim
Praça Jerônimo Monteiro (Centro)

Guarapari
Igreja São Pedro (Bairro Muquiçaba)

São Domingos do Norte
Ginásio de Esportes de São Domingos do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário