Versiculo Biblico

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Qual o apoio que a igreja pode dar na boa formação familiar?

Qual o apoio que a igreja pode dar na boa formação familiar?

Constituir uma família fundamentada em uma religião é de fato um grande apoio no desenvolvimento do contexto familiar. Em um mundo atribulado, a integridade pessoal é constantemente ameaçada com a violência, estresse desafios no ambiente de trabalho, entre outros. A vivência dessas turbulências da realidade impactam na harmonia do ambiente familiar. Uma esposa/mãe e marido/pai em situações de conflito que podem recorrer constantemente ao suporte do pastor, padre e ou da comunidade religiosa, contam com acolhimento e segurança para superar os desafios do mundo atual.

As igrejas de um modo geral trabalham para oferecer uma estrutura de apoio às famílias. Além das missas, palestras e cultos, existem oficinas de música, canto, teatro, grupos de estudos, atendimento espiritual, etc. Os valores religiosos das igrejas são transmitidos através desses encontros e atividades que servem como um norte de boas atitudes e condutas para a família. Um grupo de teatro de uma determinada igreja, por exemplo, pode interpretar uma passagem da bíblia e através disso envolver aquela comunidade religiosa nos princípios e valores que a orientam. Além disso essas atividades socializam as crianças e pais e fortalecem o convívio e apoio aos seus integrantes.

Além de contar com essa estrutura para pautar suas vidas e amenizar os conflitos, é na igreja que as pessoas podem exercitar a fé e acreditar em um momento melhor no futuro. Do ponto de vista da Psicologia Positiva - linha psicológica que estuda cientificamente as potencialidade humanas para alcançar a felicidade -, a crença em tempos melhores é altamente positiva para o bem estar psicológico pois é o combustível para o bom ânimo no presente, trazendo otimismo e o engajamento necessário na busca de soluções e na mudança para uma postura mais eficaz diante dos problemas.

É possível também viver bem em família sem pertencer necessariamente a uma religião, existem pessoas que independentemente de fazer parte de uma comunidade religiosa vivenciam a fé e a esperança, criam seus filhos baseando-se em bons valores e possuem outras redes de apoio, podem contar com parentes, amigos, informações que estão em todas as mídias (TV, livros, internet...), comunidade do bairro, entre outras.

3 comentários:

  1. Amém querida Lauriete, graças a Deus minha familia hoje todos seguem os caminhos do Senhor Jesus, mais antes de sermos evangélicos, também viviamos bem em familia meus filhos nunca foram desobedientes graças a DEUS, claro que com a religião você indo a igreja a obediencia e a convivencia em familia é bem melhor, Lauriete sou da cidade de Pimenta Bueno Rondonia membro da 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular e tenho um blog www.glademirstocco.blogspot.com "A Serviço do Rei Jesus" e também escrevo uma coluna no jornal local www.folhapimentense.com.br sobre religião, e uma vez por semana faço uma entrevista com um lider religioso e gostaria já que sou seu fã e aqui seus louvores são os mais tocados, de fazer uma entrevista contigo!!! se a mada irmã der um amém mando a entrevista por e-mail e você me responde e eu publico...O Glória, aguardo o amém ou não amém rsrsrs gladestocco@hotmail.com... Deus o abençoe Você sua Familia e seu Ministério hoje e sempre...

    ResponderExcluir
  2. A igreja como sal para esta terra e luz para este mundo já é uma grande ajuda, porém os pastores devem fazer palestras e aconselhar os jovens casas, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Acho que para ter uma família abençoadanão depende da religião.E sim da forma que foi ou está sendo educada.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir