Versiculo Biblico

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mas afinal, o que é uma depressão?

REFLEXÃO
Foto: Divulgação





Depressão virou a palavra do dia, as pessoas andam tristes, desanimadas, autoestima em baixa, etc. Realmente os últimos acontecimentos andam assustando a todos nós. Mas afinal, o que é uma depressão? O dicionário de Psicologia Prática da Editora Esparsa Ltda. Publicado há mais de duas décadas, diz: “Depressão é o estado mental mórbido, que se caracteriza por lassidão, desânimo, fadiga, e é frequentemente acompanhada por ansiedade mais ou menos acentuada”. A depressão é considerada a forma mínima de melancolia, sendo caracterizada por sentimentos de tristeza, desalento, solidão e isolamento. Muitas vezes estes sintomas se encontram transvertidos por outros males como: sonolência, anorexia, insônia, perda de peso e até um mal estar geral.

A depressão pode ser vista em escalas que vão desde um estado normal até a psicose. Segundo os psicólogos uma depressão dependendo de seu estágio, pode ser eliminada facilmente, podendo o indivíduo voltar a uma vida normal. É importante distinguir numa depressão se a faculdade do deprimido está intacta, para compreender e avaliar a realidade (característica própria da depressão neurótica), ou se a interpretação da realidade se encontra destorcida (depressão psicótica), neste caso são frequentes os delírios e as alucinações (crenças falsas e falsas impressões sensoriais). O importante é ter um bom acompanhamento psicoterapêutico. É sabido também que existem as causas exógenas e endógenas, contudo muitos psicólogos não aceitam esta distinção.

Vejo como doença da alma e com a fé que é um estado de espírito, que pode ser criado ou implantado por meio de afirmação positivas, isto é, afirmações que contenha atos de fé, tudo pode ser mudado. Devemos deixar de acreditar nas falsas crenças, opiniões, superstições e terrores dos últimos tempos. Devemos começar a acreditar nas verdades eternas e nas realidades da vida que nunca mudam. Agindo assim você caminhará para frente e com certeza vai se curar. Em “Mateus 9.22 lemos, tem confiança filho (a), a tua fé te curou”. Portanto: “Oriente a sua mente e mude a sua vida”.

5 comentários:

  1. Muito interessante sua matéria. Gostei bastante. Só gostaria de um esclarecimento, se possível. A melancolia não é o estado suave ou inicial da depressão e não o inverso?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Interessante texto.
    Sabe-se que a fé exerce papel importantíssimo na vida de qualquer ser humano.
    Quanto à depressão, assim como tantas doenças que podem afetar nossa mente, podemos falar sobre causas genéticas e psico-ambientais.
    Ter a predisposição genética não significa que desenvolverá a doença. O fato ambiental também tem um papel sobre cada um de nós.
    Se a pessoa sofre perdas, por exemplo, podemos considerar o fator social como preponderante para desenvolver um quadro depressivo. Nesse sentido, o próprio tempo pode se encarregar de resolver a situação. Uma psicoterapia também pode resolver a situação de depressões mais leves e reativas.
    No caso de depressões mais graves, endógenas, há necessidade de tratamento medicamentoso.
    E mais importante é acabar com os preconceitos que ainda existem contra as pessoas que adocem emocionalmente.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá minha linda cantora!
    Há um tempo atrás eu pensava estar com depressão. Queria chorar por qualquer coisa, culpar os outros por minha pseudo tristeza, fugir de tudo e de todos. Um dia, no café da manhã, meu marido tinha comprado tudo o que ele sabe que adoro, acordou antes de mim, preparou o café, a mesa, buscou uma linda flor e a colocou em meu lugar. Foi até a cama e me deu um maravilhoso e apaixonado beijo e me convidou a sentar-se a mesa com ele. Fiquei irritada (olha que ingratidão!), escovei meus dentes e já pensando em qual reclamação eu iria fazer naquela manhã. Quando cheguei na cozinha e vi aquela mesa tão linda e farta e os olhos iluminados do meu amado marido, comecei a chorar...Meu marido abaixou a cabeça e tristemente sentou-se e disse: Jackie, honestamente tentei alegrar o seu dia, para mostrar que você é amada, muito amada e que estou aqui, como sempre estive, ao seu lado. Conta para mim o que você tem?
    Olha, amiga, tudo o que fiz foi beijá-lo muito e pedir perdão. A ele e a Deus! Nesse dia me envergonhei por pensar que estava com depressão. Depressão de que? E quem nem tem o que comer, não tem casa, roupas, família, dignidade, amor... e eu reclamando egoistamente...
    Por isso te digo: depressão é como aquela pessoa invejosa, sabe? Não pode ver o que você tem, a sua felicidade, que sempre tentará de algum modo te colocar para baixo, fazendo você esquecer quem realmente é! Graças a Deus, além Dele, sempre ao meu lado, sou cercada pelo amor de pessoas maravilhosas. Então, Dona Inveveja: Xô pra você! Aqui você não entra mais!
    Beijos, linda...amei as músicas!!!!
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso, não temas nem te espantes porque o Senhor teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9
    Esta é uma das passagens bíblicas que mais nos encorajem! É um verdadeiro banho de ânimo, através deste versículo, podemos ter a certeza de que Deus nunca nos abandona, podemos nós sim, de alguma forma abandoná-lo, mas que pela sua misericórdia permite que possamos arrepender de nossas falhas e nos recebe e nos rega com a sua palavra, pois assim somos como terra árida sedenta de água, e quando regados pelo amor de Deus absorvemos tudo que nos é permitido, e chegamos a um ponto crucial, onde tornamos dependentes deste amor. Amor que nos encoraja a sempre persistir, pois Deus é sempre contigo, comigo e com todas as criaturas. Nunca abaixe sua cabeça para os problemas da vida que muitas vezes nós mesmos procuramos, mas abaixe sim sua cabeça em oração, agradecimento a este Deus tão maravilhoso que sempre nos ajuda a resolvê-los, é por isso que digo que a Paz de Cristo é contigo, pois quem com cristo anda semeia a paz e colhe a salvação. Amada que a Paz reine em sua vida e em sua família. Temos um blog que atua como uma corrente dos arrebatados para viver ao lado de nosso Pai, seja você também um elo fundamental desta corrente, visite-nos www.arrebatadosparajesus.blogspot.com será uma grande alegria que você possa nos seguir e se for de sua vontade também poderemos segui-lo.

    ResponderExcluir