Versiculo Biblico

terça-feira, 14 de junho de 2011

Eclipse lunar poderá ser visto nesta quarta-feira no Espírito Santo






Folha Vitória





Foto: Divulgação





Ao anoitecer desta quarta-feira (15), mais um belo espetáculo natural poderá ser visto nos céus do Brasil, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste: um eclipse lunar total.



Logo após o pôr-do-sol, a lua cheia vai nascer já totalmente eclipsada, por volta das 17h10, no Espírito Santo.



A partir das 18h03, a lua irá lentamente saindo da sombra da Terra, ficando parcialmente encoberta até por volta das 19h02, quando o eclipse se encerrará.



O Planetário de Vitória promoverá sessões sobre a lua e os eclipses às 17h20 e às 18h20 e o Observatório Astronômico da Ufes ficará aberto ao público para a observação do céu e do eclipse, das 17h às 20 horas.



Segundo o diretor Técnico-Científico do Planetário de Vitória, Sérgio Mascarello Bisch, professor do Departamento de Física da Ufes , o espetáculo deverá ser ainda mais belo porque, ao nascer, a lua estará "baixa", bem próxima ao horizonte, aparentando ficar maior e mais bela e criando um espetáculo notável.



Este ano, um outro eclipse total da lua vai ocorrer no dia 10 de dezembro, mas não será visível do Brasil, somente na Ásia e Oceania. O próximo eclipse lunar total que será visível do Brasil ocorrerá em 15 de abril de 2014. Outra atração interessante da noite será o planeta Saturno, com seus anéis, que deverá estar visível, no meio do céu, e poderá ser visto através de telescópios do observatório.



Ao contrário de um eclipse solar, que requer equipamentos e cuidados especiais para uma observação segura, um eclipse lunar pode ser observado a olho nu por qualquer pessoa, com toda a segurança.



Um eclipse lunar total ocorre sempre que há um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, nesta seqüência, fazendo com que a Lua penetre totalmente no cone de sombra projetado pela Terra, denominado "umbra". Os eclipses lunares só ocorrem na Lua Cheia.



Curiosamente, a lua não fica completamente escura durante um eclipse lunar total, mas apresenta, em geral, uma coloração vermelho alaranjada, perfeitamente visível. Isso se explica pelo fato de a terra possuir atmosfera, que funciona como se fosse uma lente e um filtro. Como uma lente, desvia, por refração, os raios de luz vermelha do sol para o interior do cone de sombra da Terra. Agindo

como um filtro, bloqueia a luz solar azul, espalhando-a em outras direções.



Cada eclipse lunar total é único e diferente dos outros. A coloração exata que a lua apresenta nestas ocasiões é variável, dependendo do tipo e quantidade de poeira existente na alta atmosfera da terra e das nuvens nas regiões onde ocorrem as auroras e crepúsculos no instante do eclipse. No caso deste eclipse é possível que as cinzas vulcânicas recentemente expelidas pela erupção do vulcão Peyehue, no sul do Chile, façam com que coloração da lua, durante o eclipse, fique mais acinzentada.



9 comentários:

  1. Olá que a paz do Senhor Jesus seja com você e sua família ja estou seguindo seu blog. Deus abençoe. abraços
    www.blogandodemadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Jesus Cristo, querida irmã que sejas sempre usada por Deus para esta nação e para as demais, que o nosso brilho nunca se apague, Jesus Cristo é o nosso sol e esta terra não pode tirar de nós o seu fulgor!!!

    ResponderExcluir
  3. Irmã Lauriete, estive a ver algumas coisas em seu blog, e dou graças por haver pessoas que se interessam em divulgar a Palavra de nosso Deus. Desejo deixar um convite. Tenho um blog com o nome de Peregrino e Servo,e se desejar fazer parte, eu ficaria radiante em tê-la como minha amiga virtual, isto é, se desejar,não se sinta coagiada,se não quizer ficamos amigos na mesma porque somos filhos do mesmo Pai. Decerto irei retribuir seguindo o seu blog também. Um obrigado e muita paz e graça do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Olá , seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é: António Batalha, e quero deixar-lhe um convite, se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante. Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que Seja feliz você e sua casa.

    ResponderExcluir
  5. Deixo um mimo para você.

    Uma chuva de bençãos desça sobre sua casa!
      
    _..._ ..._(... (  ...).._
      (_....__..._) _(.. (  ...)
      / (_...._) (_...._..._)\
     // / / / / | \ \ \ \
     / / / / | \ \  \
    / /  /  /  | \  \  \
    ♥ ♥    ♥  ♥ ♥   ♥    ♥ 
    ♥ ♥   ♥   ♥    ♥ ♥ ♥   ♥
    ♥   ♥   ♥  ♥   ♥ ♥
     ´´´, •♥♪♥♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
    ´´´¢/Λ\♥♪♥♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥•♥♪♥•
    ´´¢/.... \♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥•♥*
    ´¢/๑۩ ๑.\♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•♥*
    ¢/๑۩۞۩.\´♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥*
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•|||||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★★★|||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★★★|||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓ ★★★★★★★★★★★★|||
    ¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    APDSJC!
    ***Lucy***

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite:
    Fruto do Espírito

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor Jesus irmã Lauriete!

    Vi o seu blog através do blog: paixaopormissao.blogspot.com.br/2010/09/qual-diferenca-entre-missoes-e.html e fiz esta visita pra pedir a irmã se possível visite o nosso blog: http://ungidosparapregarboasnovas.blogspot.com.br/
    E desde já todos quanto verem esse post tbm está convidado a nos visitar, amém? Somos um grupo missionário e queremos levar a Palavra do nosso grande Deus e Senhor Jesus Cristo as nações.

    Um forte abraço...

    ResponderExcluir
  7. A paz do senhor! estou seguindo seu blog muito boas as suas propostas e projetos o blog também está excelente! eu também tenho um chat gospel com diversas salas de bate papo evangelico uma pura verdade que você colocou no artigo devemos manter sempre firmes na fé e adorando a Jesus Cristo Nosso Senhor, me espelho muito no seu trabalho parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir