Versiculo Biblico

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A dor e a delícia de largar o cigarro


A imagem a favor da saúde

Sabe as imagens que ficam nos maços de cigarro, na parte de trás? Pois é... Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) aponta que 65% dos fumantes entrevistados pensaram em parar de fumar ao verem as fotos ou outras advertências.

cigarroEles ainda reconheceram que o cigarro faz mal a saúde, sendo responsável, segundo 73,1% dos entrevistados, por derrame; além de ataque cardíaco, para 86%, e câncer de pulmão, com 95%. O estudo feito pelo IBGE ainda constatou que 17,2% dos brasileiros fumam e, destes, 52,1% deles pensam em parar.

Eu, como ex-fumante, teria respondido junto com a maioria, em todos os casos. Não fui um dos entrevistados pelo IBGE (ao todo foram 39 mil pessoas, no Brasil), mas só reforçaria o percentual: algumas imagens me chocavam, e ainda chocam; assim como pensava em parar de fumar e reconhecia que fazia muito mal à saúde.

Eu era um em 23 milhões de brasileiros fumantes; mas não estava (nem estou) a fim de entrar em outra estatística do Ministério da Saúde: o índice de 200 mil mortes, por ano, provocados pelo consumo do tabaco.

5 comentários:

  1. Os numeros são impressionantes, mas temos que concordar, é preciso muita força de vontade para abandonar um vicio.
    Parabéns pela conquista,
    abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Marivan, boa noite!!!
    As vezes é necessário essa advertência bem chocante e contundente para que a pessoa passe a perceber os males que provoca o tabaco... Muitos que iniciam este vício não conhecem os males que pode provocar.
    Parabéns pela excelente Postagem!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu parei de fumar faz 6 meses. De todos os benefícios que tive ao tomar essa titude nada se compara com o fato do controle de minha ansiedade. Eu achava que minha ansiedade era por causa da maternidade, pois ela veio logo após o 1º parto, mas estava enganada... Era o cigarro que a provocava, com a retirada deste a ansiedade esta aos poucos me deixando. E faz sentido, pois a ansiedade em muitos casos e falta de controle repiratório e esse é o principal ponto que o cigarro ataca. oje repiro melhor, minha família tbm repira melhor, minha casa não fede tanto quanto antes fedia, até meu coração parece que bate melhor (antes tinha taquicardia). Mas meu esposo ainda fuma, desejo que ele tbm pare. De ruim no mue caso é que engordei 4 quilos.
    Na minha opinião as atuais imagens contidas nas embalagens de cigarro, são muito pesadas e de mal gosto, mais do que as de cerca de 2 atrás. Ví uma em que o rapaz está com o peito aberto, um rapaz magro, mas aparentemente jovem, não me pareceu uma imagem de alguém que morreu por efeito do cigarro, por que o cigarro mata aos poucos, eu fumei dos 18 aos 35 anos e sei que não mata assim, é na verdade uma morte muito lenta e em muitos casos sofrida. Porém, mesmo não gostando das imagens apoio a campanha. Eu apoio a vida longe de qualquer vício!
    Abraço e a Paz!

    ResponderExcluir
  4. Estou me conscientizando que preciso e quero parar de fumar, já procurei um médico e este (após exames que preciso fazer em função do colesterol) irá entrar com um tratamento de 12 semanas com medicação. Torço e rezo todo o dia para eu ter força de vontade e conseguir.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca fumei, mas seria ótimo se os índices caissem assustadoramente, que parem de fumar!

    ResponderExcluir